Quem Somos
A nossa história
Como Tudo Começou
Uma vez no mundo, há um ambiente insular tropical como os Açores. Venha visitar Idônea, Ponta Garça para uma experiência alimentar surpreendente.
Idônea é para nós, em Ponta Garça, um projecto apaixonante nascido do solo. Estamos aqui em São Miguel, o maior dos Açores, onde a produção alimentar é quase ideal. Adoramos partilhar a experiência do estilo de vida da ilha, oferecendo-lhe uma autêntica hospitalidade com uma refeição especial partilhada com a comida que temos cultivado.
Idônea, em português, não é traduzível para inglês, mas as ideias de óptimo, perfeito, apropriado, adequado e correcto, tudo se aproxima.
Quando chegar, damos-lhe as boas-vindas com uma experiência alimentar que não esquecerá tão cedo. O nosso menu exclusivo de quinta para mesa é preparado com coração e paixão pelo nosso chef dedicado “Jeff? Os pratos são servidos com uma boa selecção de vinhos portugueses e açorianos. No final, conhecerá os muitos sabores deste lugar notável.
A nossa quinta de seis hectares está empoleirada no topo de penhascos tropicais exuberantes sobre o Oceano Atlântico. Poderá desfrutar de uma visita opcional à nossa propriedade à beira-mar. Veja como os ricos solos vulcânicos produzem uma pletora de frutas e vegetais – os seus para tocar, cheirar e comer. O passeio opcional pela falésia tropical inclui uma paragem no nosso pátio à beira da falésia com a sua vista espectacular que em dias claros se pode ver a Ilha de Santa Maria ou relaxar à beira da piscina com um refrescante e espumante vinho português.
Conhecerá Idônea como nós conhecemos – perfeitamente “adequado” em todos os sentidos. Esperamos que concorde que não há lugar na Terra como Idônea – uma das muitas maravilhas que irá experimentar enquanto estiver aqui nos seus Açores.

Carlos Tavares Furtado
Gerente da Quinta
Depois de deixar a escola aos 9 anos de idade, Carlos passou a maior parte de sua vida profissional envolvido na agricultura local. Quando o Pete comprou a quinta em Ponta Garça, Carlos já trabalhava na propriedade há sete anos com o antigo proprietário.
Sustentabilidade é o nome do meio de Carlos! Trazendo um vasto conhecimento de comida local, planeamento de jardinagem, experiência regional, e com sua abordagem prática, ele tem o que é preciso para produzir alimentos frescos de ótima degustação.
Curiosidade: Gaba-se de ser primo da Nelly Furtado!

Eurico Tavares Furtado
Jardineiro
O filho de Carlos.... Está a bordo da Idônea há 2 anos.
Com um grande olho para os detalhes, ele é o jardineiro perfeito para a nossa propriedade. Na maioria dos dias, poderá encontrar Eurico a trabalhar com um cortador de relva, podando árvores frutíferas ou simplesmente embelezando a propriedade!
Anteriormente a Idônea, ele trabalhou na indústria de lacticínios local e o seu sonho é possuir a sua própria criação de gado. Além disso, o seu interesse por comida está bem vivo, pois ele passou dois anos e meio a tirar um curso de culinária e confeitaria.
Se quiser conversar com ele pela quinta, só tem de mencionar carros rápidos... especialmente a sua marca favorita: "Audi" e aí irá ganhar o seu coração.
Ele também é um mestre em manusear um facão (tenha cuidado)!

Elisabete Pereira Nicolau
Gerente de Hotelaria
A vida profissional da Elisabete sempre esteve imersa na indústria do turismo. Tudo começou com sua licenciatura em turismo, em 2012. A partir daí, o seu currículo passa por empresas, desde a observação de cetáceos à aviação, e também aprimorando as suas habilidades na língua espanhola, enquanto trabalhava numa Câmara Municipal, em Espanha.
Há 6 anos que recebe e acolhe visitantes, como supervisora, numa das empresas de aluguer de automóveis do aeroporto de Ponta Delgada. Desde 2020, Elisabete auxilia o Pete no desenvolvimento da Idônea.
O Seu maior trunfo é sua capacidade de fazer com que as pessoas ao seu redor se sintam confortáveis e bem-vindas, garantindo sempre a satisfação do cliente.
Elisabete fala português, inglês, espanhol e francês.
Enquanto o Pete está fora da ilha a viajar a Elisabete assume um papel adicional como a madrinha, não oficial, favorita de Buoy!

Bouy
Assistente de Boas Vindas da Propriedade
Pete herdou Buoy através de uma conexão da Nova Escócia um pouco depois de se mudar para Ponta Garça. Buoy abraçou o seu papel como mestre das galinhas, chefe de segurança máxima e Capitão dos mimos.
Não se deixe enganar pelos seus dentes, ele é um amor, não um lutador!

Ludo Eveno
Chef Executivo
Ludo vem da Bretanha, França. Iniciou os seus estudos culinários aos 15 anos na região da Alsácia. A sua carreira levou-o até Côte D'Azur, Paris e Londres, trabalhando em bistrôs finos e restaurantes com estrelas Michelin.
Em 2002, mudou-se para Nova Escócia, Canadá, onde trabalhou nos melhores estabelecimentos de alimentos antes de se tornar sócio do "Agricola Street Brasserie", que foi eleito o melhor restaurante da Nova Escócia em 2016. Ludo e Pete tornaram-se amigos durante o seu tempo na Nova Escócia.
Em 2023, Ludo mencionou a Pete a sua vontade de voltar para a Europa e foi aí que surgiu o timming perfeito para se juntar ao Pete, na ilha de São Miguel, na sua nova aventura.
Ludo adora combinar estilos culinários clássicos e modernos com ingredientes locais da quinta. A sua comida favorita de todos os tempos é para fazer é Galette Bretonne, um tipo de panqueca gourmet feita com farinha de trigo sarraceno e geralmente recheada com um recheio salgado ou de frutas.... O Pete agora está viciado neles!
Ludo é um chef diversificado e está muito entusiasmado por ter o jardim Idônea, a poucos passos da porta da cozinha, repleto de bananas, figos, cítricos e quase todos os vegetais possíveis que alguém possa imaginar.
No seu tempo livre, ele adora uma pequena aventura, tal como a sua caminhada pelos Pirineus com uma manada de burros!
Não tenha medo de espreitar a sua cozinha fabulosa e dizer-lhe um olá!

Pete Luckett
Proprietário
Pete está no ramo alimentar há 55 anos. Desde muito cedo, em Nottingham, Inglaterra, trabalhava em mercados ao ar livre vendendo frutas e legumes frescos. Isso levou à sua primeira loja de produtos próprios, Pete's Frootique em Victoria Market, Nottingham em 1974. Na época, Pete tinha 21 anos e após 4 anos de sucesso vendeu o negócio a um colega, e partiu numa grande aventura que o levou a dar a volta ao mundo.
Avançando alguns anos até 1982, o destino encontrou-o quebrado e à procura de uma nova oportunidade em Saint John, New Brunswick, Canadá. Foi aí que nasceu o segundo Frootique, uma banca de 12' no Mercado Municipal de São João. O investimento de 300 dólares levou a várias lojas de alimentos gourmet em New Brunswick e Nova Escócia por cerca de 33 anos.
Em 1984, Pete juntou-se ao programa de notícias de televisão CBC e tornou-se a "cara da comida" do Canadá por 14 anos e depois mudou de rede e trabalhou com a CTV. Durante este tempo, o Pete lançou o seu programa de comida à volta do mundo... "The Food Hunter" que foi ao ar na FoodNetwork 2001-2003.
Pete aventurou-se no negócio de vinícolas e restaurantes e abriu a Luckett Vineyards em 2011, localizada no Vale de Annapolis, na Nova Escócia, Canadá.
Em 2015, Pete vendeu as suas lojas Pete's Frootique para uma rede nacional de alimentos canadense que na época empregava mais de 400 pessoas.
A realidade é que Pete nunca perdeu o seu amor pelas viagens e exploração e em 2020 decidiu viajar para os Açores e encantando-se por S. Miguel, ao fim do seu 12º dia de visita, faz uma oferta numa bela propriedade à beira-mar. Era uma antiga quinta localizada em Ponta Garça. Dois dias depois
Pete tinha fechado o negócio e a Idônea nasceu (e a Covid também!), juntamente com a ideia de um restaurante “da quinta para o prato”.
Pete tem seis filhos e oito netos localizados no Reino Unido e Canadá. A sua filha Geena tornou-se sócia operacional da Luckett Vineyards, enquanto Pete optou por desenvolver o seu novo negócio açoriano.
Além da comida, a velocidade fez parte de sua vida, que inclui corridas de motos e carros... e um bungee jumping de vez em quando!